Home_street_home

Bangalore, Índia, 2009

Link para o site do projeto: home_street_home

O projeto:

O projeto teve início em 2002, no Rio de Janeiro. Eu estava de partida da cidade e buscava memórias e imagens (minhas e de outros) sobre os espaços públicos da cidade.

Para isso, distribui câmeras descartáveis  para mulheres moradoras de rua e a pergunta : Onde você se reconhece na cidade? O que da cidade você considera sua casa, seu abrigo, parte de você? 

Levei essa proposta para Bangalore :

O objetivo era que os participantes fossem às ruas em busca de imagens que retratassem o que os faz sentir segurança e medo. Os participantes registravam o que os faziam se sentir seguros (confortáveis e portanto situações com as quais eles se identificavam) e inseguros e amedrotados (o desconhecido, o outro, situações com as quais eles não se identificavam)

O workshop propunha elaboração do assunto através de atividades práticas na cidade e durante esse período desenvolvemos atividades interdisciplinares como intervenções urbanas, propostas sonoras e visuais.

Para estimular o mergulho no projeto fotográfico, conversamos sobre pontos determinantes sobre o tema Medo em espaços públicos naquela cultura. Apresentei trabalhos de fotógrafos do mundo retratando mulheres, espaços públicos, violência social e a fotografia como meio de expressão pessoal, além de propor atividade práticas de descondicionamento do olhar e de fotografia em espaços privados e públicos.

O processo pode ser acomapnhado em Bangalore / working

O resultado final do projeto pode ser acompanhado no item Imagens

As fotos forma expostas na Galeria 1 Shanti Road no dia 18 de janeiro de 2009. As fotos da exposição estão em Bangalaore / Opening.

As imagens não são associadas aos seus autores, essa decisão foi tomada durante o processo de workshop para que todos tivessem liberdade para se expressar cem se preocupar com repreensões (da escola, do grupo, do público, da sociedade e etc).

Todos usaram o mesmo modelo de câmera descartável, Fuji 400 ISO. Essas câmeras são de plástico, os participantes me devolviam a câmera para que eu pudesse revelar os filmes, escanear os negativos e imprimir as imagens em alta resolução (600dpi).

Trabalhos relacionados ao projeto:

Enchanted

Bangalore, India, 2009

Vídeo-jogo.

Retratos em vídeo.

A retratista propõe fazer um retratado de alguém.
O retratado posa para o retratista através da câmera de vídeo.
A cena tem a duração do encantamento entre retratista e retratado.

Participante do evento em Bangalore/India chamado How to Build a City For Women onde propus o projeto Home_Street_Home e fiz este vídeo Enchanted e o em vídeo da Intervenção em Shivaji Nagar.

Intervention at Shivaji Nagar

Bangalore, India, 2009

Participante do evento em Bangalore/India chamado How to Build a City For Women onde propus o projeto Home_Street_Home e fiz este vídeo Intervenção em Shivaji Nagar e o vídeo Enchanted.